Entregas Grátis em compras superiores a 100.00€ (Portugal Continental)

Entregas Grátis em compras superiores a 100.00€
(Portugal Continental)

Epicondilite “A Doença do Padel”

A epicondilite, também conhecida como cotovelo de tenista ou cotovelo de golfista, é uma condição caracterizada por dor e inflamação no lado externo (lateral) ou interno (medial) do cotovelo. É causada pelo uso repetitivo ou excessivo dos músculos e tendões do antebraço que se ligam ao cotovelo.

Esta patologia pode apresentar diversos sintomas tais como: dor ou sensibilidade no lado externo ou interno do cotovelo; inchaço e vermelhidão à volta da zona afetada; sensação de fraqueza, dormência e formigueiro no braço e dedos; e por vezes até rigidez na articulação do cotovelo. Muitos destes sintomas tendem a piorar com o agarrar ou levantar de objetos, principalmente se forem pesados. Esta situação torna muitas vezes difícil realizar atividades da vida diária tais como abrir frascos ou rodar maçanetas.

No caso da prática desportiva é muito comum, principalmente em jogadores de ténis ou padel, o aparecimento desta patologia uma vez que falamos de atividades onde há um uso repetitivo dos músculos e tendões do antebraço com o acréscimo do impacto constante da bola na raquete. Todas estas ações exercem um esforço extra por parte da articulação do cotovelo e restantes estruturas adjacentes o que leva ao aparecimento da dor e da inflamação.

O tratamento para a epicondilite mais recomendado é o protocolo P.R.I.C.E. (P-rotecion R-est I-ce C-ompression E-levation) que usa uma combinação de proteção, repouso, gelo, compressão e elevação com o objetivo de ajudar a reduzir a dor e a inflamação. Contudo o tratamento deve ser sempre acompanhado e aconselhado por um profissional de saúde uma vez que em algumas situações pode ser necessário o uso de medicamentos anti-flamatórios e sessões de fisioterapia.

Na asuaortopedia.pt temos várias soluções que ajudam no tratamento da epicondilite, mas hoje trazemos-lhe duas em particular que vamos abordar. Como vimos anteriormente nas recomendações de tratamento existe a necessidade de proteger e comprimir a área afetada. Para este efeito trazemos duas soluções simples e eficazes que podem ser usadas no dia-a-dia, tanto na fase ativa do tratamento como para efeito preventivo de forma a proteger o seu cotovelo nas exigências diárias.

O primeiro exemplo que trazemos é a cotoveleira elástica com almofadas de silicone incorporadas. Esta ortótese é feita numa malha que permite a pele respirar ao mesmo tempo que exerce uma compressão sobre a zona afetada. As almofadas que tem incorporadas permitem distribuir a compressão ao mesmo tempo que simulam um efeito de massagem contribuindo assim para uma sensação de conforto durante a sua utilização. Esta cotoveleira pode e deve ser utilizada não só durante a fase ativa do tratamento para a epicondilite como para efeito preventivo durante a prática de atividade física, uma vez que permite um maior suporte e estabilização da articulação do cotovelo, estimula a propriocepção e protege a fáscia muscular. Tudo isto permite um maior conforto e segurança principalmente durante atividades mais exigentes, garantindo ao utilizador um suporte adequado da articulação em todos os movimentos.

O outro exemplo que pode ser utilizado nestes casos é a ‘’Epi-med’’, que consiste numa braçadeira com duas almofadas em silicone que são utilizadas para oferecer suporte e compressão na zona abaixo do cotovelo. Esta ortótese comprime os músculos do antebraço abaixo do cotovelo produzindo assim um alívio sobre as inserções dos tendões no epicôndilo, assim como sobre os músculos responsáveis pela extensão e flexão do cotovelo. Esta alteração biomecânica nas zonas de esforço da articulação provoca um alívio da dor e do desconforto, oferecendo um maior suporte e estabilidade. Por ser um dispositivo pequeno e discreto, pode ser utilizado no dia-a-dia ou durante a prática desportiva sem causar qualquer incomodo ou desconforto.

Caso tenha sido diagnosticado com esta patologia, ou simplesmente queira prevenir o aparecimento de alguns destes sintomas acima descritos na asuaortopedia.pt temos técnicos especializados que o podem ajudar a encontrar a solução ideal para o seu dia-a-dia ou simplesmente ajudar a esclarecer mais dúvidas que possa ter. Seja através das nossas redes sociais, ou presencialmente na nossa loja, esperamos pelo seu contacto.

Um diagnóstico precoce e um tratamento adequado podem ajudar a aliviar a dor, melhorar a funcionalidade e permitir um retorno mais rápido às atividades normais.